março 12, 2011

Geração à Rasca: Manifesto acerca da nossa fraca responsabilidade democrática e dos protestos mal dirigidos


Manifesto do Katano


David Caetano - Blog do Katano

19 comentários:

  1. Olha ele aqui outra vez! Vim agora mesmo do teu cantinho e deixei lá o meu comentário! Falta-me apenas acrescentar que gostei muito da forma como expões o que pensas, sem qualquer cinismo ou agressividade e com muita clareza! Com um abraço de Laura!

    ResponderEliminar
  2. Então não foste à manifestação da Geração à Rasca na tua cidade, Laurita?!
    Ai, ai, ai!...

    :O)

    ResponderEliminar
  3. São,
    Olha eu não estou nem com a rasca nem com a rosca! Mas isso deve ser porque aqui, na abundância helvética, qualquer que seja a Geração ainda risca alguma coisa! ;-)

    ResponderEliminar
  4. Isso também se torna uma seca, tanta paz, não?
    (digo eu com inveja)

    ResponderEliminar
  5. Laura, achas bem vires aqui deixar-me embaraçado à frente desta gente toda?? Abraço ;)

    ResponderEliminar
  6. Paulo e Sãozinha, quando é que fazemos a nossa manif, também? Hein?

    ResponderEliminar
  7. Para começar, tens que aderir à Seitinha para publicares aqui os teus textos de causas e de opinião. Posso enviar-te o convite?
    Depois disso, ficas automaticamente inscrito numa tertúlia que estamos a combinar para estabelecer as formas de luta... digo, comermos e bebermos. Vale?

    ResponderEliminar
  8. É do leitão que estão a falar? É? É?! (pergunta ela, já embrulhada com a saliva...)

    ResponderEliminar
  9. Também eu. Ó Katano, despacha-te, camarada, pá!

    ResponderEliminar
  10. Paulo Moura,
    Enganas-te! Aqui o pessoal "bule" muito e por boas causas!! São sem conta as manifs a que já assisti sobre diferentes temas... e muitos que ultrapassam quer os limites geográficos da Suiça quer os seus interesses! Desde manifestações ligadas às diferentes e numerosas comunidades que aqui vivem originárias dos 4 cantos do planeta, passando por manifestações de carácter mais "caseiro", em defesa por exemplo de expressões e/ou actividades artísticas ditas alternativas, em defesa dos "squats" (edifícios abandonados que jovens ocupam, para aí viverem ou exercerem activades culturais ditas alternativas). A paz aqui é um facto mas não é de forma alguma uma paz "podre"! Claro que o que faz mover aqui as pessoas não tem o mesmo nível de angústia a carência que conhecerão, outros países, como o nosso ou outros ainda mais pobres!! Mas o mais incrível é que este povo consegue acolher comunidades bem distintas da sua (é o país por excelência dos que pedem asilo político)tendo conseguido, até à data de hoje, evitar o aparecimento de guetos!! Gosto do país onde vivo! Gosto e muito! Tem concerteza muitos defeitos e imperfeições, mas se um dia conseguirmos chegar onde eles chegaram teremos vencido muitos dos problemas que hoje consomem os que aí vivem! ;-)

    ResponderEliminar
  11. Ó Laurinha, que inveja me estás helveticamente a fazer...

    ResponderEliminar
  12. Eu também gostava de me helvetizar...
    Laurinha, hei-de sempre lembrar-me, quando tinha 23 anos e fiz uma volta pela Europa em Inter-Rail, de ver numa aldeia suiça uma senhora a limpar, com algo que me parecia um cotonete, os cantinhos do parapeito da janela de casa... que estava, à minha vista, limpíssima. Comentei para o meu parceiro de viagem:
    - Estes Helvécios são loucos!

    ResponderEliminar
  13. Vamos embora! Se é para comer..., isto é, se é para participar de uma tertúlia, estou disponível!

    ResponderEliminar
  14. Laura, tive ocasião de visitar duas vezes a Suíça e adorei o país! Nunca tinha visto tanta bicicleta junta como em Berna, nem sequer ali no Sr. Guilherme da Avenida da Liberdade do Fundão, que vende bicicletas praticamente desde que as inventaram! :D

    ResponderEliminar
  15. Será caso para dizer que na Suíça, a malta dá ao pedal? :\

    ResponderEliminar
  16. Bem, Catenao, já respondeste a metade. A outra metade: posso enviar-te o convite para começares a publicar também coisas aqui?

    ResponderEliminar
  17. Eh lá... pois foi! Fiquei tão deslumbrado com a promessa de comes e bebes que o resto passou despercebido. ;) Bom, não é todos os dias que me sai qualquer coisa relativamente coerente mas prometo esforçar-me. Aceito portanto este convite que muito me honra.

    Então e afinal a que horas é a tertúlia?

    ResponderEliminar
  18. O convite já seguiu.
    A tertúlia... o Nuno é que vai organizar. Vamos ver os dotes organizativos do jovem...

    ResponderEliminar
  19. Caetano,
    Devo confessar-te que quando falo da Suiça me refiro mais a Genebra porque é aí que vivo! E adoro esta cidade, tem uma dimensão humana ímpar! E digo isto sem qualquzer receio e mesmo consciente de estar longe de ser um perito na matéria, mas a profusão de espaços verdes por toda a cidade e nos locais mais imprevisíveis, a ausência de edifícios monstros a cortar o equilíbrio de determinada épocas e influências urbanísticas, o incentivo, desde a mais tenra idade, ao respeito pelo ambiente deixaram-me desde sempre (desde que aqui estou) encantada!
    O resto da Suiça ainda que conheça mal, ou pelo menos não com tanto pormenor, é percorrendo-a de carro que a vou descobrindo e posso dizer uma vez mais sem receios que é LINDA!! Percebe-se o cuidado e o respeito com que tratam a natureza! Olhas à tua volta e reconheçes a mão do homem duma forma sempre providencial e sem exageros... do tipo as grandes áreas arborizadas são "cortadas" por caminhos transversais que as tornam estanques impedidno o alastrar de fogos e facilitando buscas caso alguém se perca!! isto foi um pequeno exemplo! Enfim, os suiços têm dinheiro é certo mas sabem como ninguém utilizá-lo e fazê-lo circular!! E eu além de lhes tirar o chapéu, aproveito o mais que posso! ;-)

    ResponderEliminar