março 31, 2011

Quem quer ser milionário/a? É agora, malta!

Finalmente está a chegar a crise a sério, com os cámónes invejosos das agências de rating a cortarem no que podem (sim, isto tá tudo ligado), despeitados, e os políticos portugueses demasiado distraídos com o apuramento de culpas e de responsabilidades para acordarem a tempo de evitar o pior.

O pior? Isso pensam eles, os pessimistas.

Perguntem a qualquer excêntrico que nunca tenha precisado de apostar no Euromilhões para garantir o estatuto se a sua fortuna nasceu no meio de um clima de prosperidade.

Dizem-vos de imediato que não, que se fartaram de penar em pequeninos, uma crise do caneco, mas acabaram por subir a pulso e hoje olham para a crise com enorme indiferença porque só lhes toca de raspão em meia dúzia de investimentos na Pampilhosa ou nas Berlengas cujas perdas recuperam pelo retorno das Ilhas Caimão.

É verdade, a crise, esse papão que deixa petrificada a maioria de nós perante o susto de um saldo de conta insuficiente para a prestação do carro e logo a seguir a da casa, para não falar dos que nem têm onde ir buscar o suficiente para a conta da mercearia, constitui um mar, um tsunami de oportunidades para os/as mais atentos/as.

No fundo, é só assumir uma postura de contra-ciclo, remando contra a maré que arrasta em sentido oposto os destroços dos náufragos que basta a pessoa ir recolhendo a custo reduzido, quase de borla, para depois atacar a retoma com as mais-valias dessas compras em saldo.

Claro que nesta altura dirão: “e com que instrumento (dinheiro) vamos nós recolher esses dividendos potenciais da desgraça dos outros hoje que nos irá enriquecer amanhã?”.

Ora, isso é uma argumentação pela negativa (pela interrogativa, vá…) daquelas que o nosso actual Governo tem desmentido com veemência e ninguém acredita.

Está tudo sob controlo, não há nadinha, e se acabarem por nos baixar a cotação até ao nível do lixo é só arregaçarmos as mangas e decidirmos se optamos pela co-incineração ou pela reciclagem da coisa e mostrarmos aos lá de fora que nos andam a dar cabo do canastro com quantos paus se faz uma canoa!

Perguntarão vocês nesta altura: “uma canoa? Mas isso não implica o risco de naufrágio de que falávamos mais acima, acabando por nos tornarmos nos destroços que outros recolherão?”

E lá estão vocês a pensarem o pior. Nós vivemos num país de vanguarda, a caminho da auto-suficiência energética, com o melhor treinador do mundo, o melhor futebolista do mundo, o melhor arquitecto do mundo e até podíamos ter o melhor engenheiro do mundo se uns malandros não tivessem levantado suspeitas que nos fizeram ver mais esse título por um canudo. E só em unidades do Magalhães para guisar temos o suficiente para ninguém passar fome (convém acompanhar com umas batatinhas ou assim) durante uns meses!

Pensamento positivo, malta! Já cá andamos há oito séculos a sacar o guito aos outros para o esturricarmos depois numa orgia consumista, onde é que está a novidade?

Ainda vamos agradecer um dia à oposição esta crise política que nos empurra para o fundo e obriga os outros a intervirem com o seu pilim que o tio Sócrates, esperto o gajo, desdenha para eles quererem comprar. Depois é só arranjarmos maneira de os endrominarmos, fazendo como com o dinheiro da CEE, dando-lhe sumiço em bens de primeira necessidade como carros de luxo e assim, e a vida continua!

Claro que no meio disto tudo vai haver uns quantos chorões a carpirem os empregos que perderam ou as reformas que encolheram.

Mas é aí que entram os gajos que aproveitam para despacharem à grande o stock de lenços em armazém…


15 comentários:

  1. Eles que venham!

    ihihihihih

    (ai, ai...)

    ResponderEliminar
  2. Isto vai ser uma beleza, another day, another euro!

    (ai, ai...)

    ResponderEliminar
  3. E eu que já perdi a prática de usar o escudo...

    ResponderEliminar
  4. vale vinte e cinco paus, mais correcção monetária.

    ResponderEliminar
  5. Vinte e cinco mil réis?! Fosca-se!...

    ResponderEliminar
  6. Já pensei em vender poemas à mesa de restaurantes... Mas fui corrido porque o patrão cuidou que era o Borda d'Água ou a Cais...

    E quando eu lhe disse que a poesia era uma arma carregada de futuro, correu a chamar a polícia... :-(»

    ResponderEliminar
  7. No meio disto tudo, não quero ser nem encerado nem triciclado, apenas cromado, e prontos! tenho dito: A união do carvão e do aço, que deu origem à CEE, agora só consegue manter a união à custa do combustível que os Lusos lhe dão com o seu canastro.

    ResponderEliminar
  8. OrCa, comigo aconteceu o contrário: levei o DiciOrdinário para um restaurante, aquilo começou a circular e às tantas estava toda a malta a rir-se e a pedir-me um exemplar, incluindo os empregados e o dono do restaurante. Já nem levo o DiciOrdinário para restaurantes para poder comer descansado sem ter que andar a fazer trocos.

    ResponderEliminar
  9. Charlie, não somos já cromos?!

    ResponderEliminar
  10. Ai Semos, semos, e além do mais cromos de primeira, bons para ser reciclados, numa central de cromagem

    ResponderEliminar
  11. Não deveríamos ser descromados?!

    ResponderEliminar
  12. Pois, São. Tudo depende do que venda... É a tal janela de negócio. E, depois, serviram-te pipis?

    ResponderEliminar
  13. Serviram-lhe amêijoas com molho de bacalhau. Uma especialidade.

    ResponderEliminar