abril 04, 2011

«Como os EUA interferem nos países»

John Perkins auto-denomina-se um assassino económico. Segundo alega, a sua função era elaborar estudos económicos falsos sobre determinados países, de modo a fazer com que esses países contraíssem empréstimos que se viriam a revelar mais tarde impossíveis de pagar e, assim, se tornavam economicamente dependentes dos países e corporações credores. John Perkins escreveu o livro «Confissões de um Assassino Económico» que foi publicado em 2004 e teve traduções em diversas línguas, inclusivamente em Português.



13 comentários:

  1. Isto sim, dá pano para mangas de uma teoria da conspiração que só um islandês conseguiria compreender em toda a sua plenitude.

    ResponderEliminar
  2. Olha que, espremendo, tens ali muito sumo...

    ResponderEliminar
  3. E muito fumo. E não há desse sem fogo e eu já me cheira a courato há demasiado tempo na grelha...

    ResponderEliminar
  4. E se o esclarecimento de John Perkins é elucidativo, a questão que se nos coloca há-de ter de ser: então e como é que a malta dá a volta a isto?
    Ou será uma fatalidade dos modelos ditos democráticos de governação terem de conviver - mal, obviamente, pelo menos na perspectiva do cidadão - com este estado de coisas?

    Será que o velho das barbas, ao preconizar o estadio final do capitalismo como manifestando-se através do que ele chamou o capitalismo monopolista de estado, elevado ao seu nível actual, deu hoje nesta Corporocracia? Que é, afinal, um degrau ainda acima do capitalismo monopolista de estado... porque nem sequer tem (ou precisa de) estado.

    Resta-nos aguardar pelos amanhãs que cantam quando, pela eventual acção de um meteoro gigantesco de consciencialização, vindo das profundas do espaço sideral e lançado por mão divina, nos caia nas cabeças e nos ilumine a existência.

    Ah, que isto, durante os períodos mais-ou-menos-líticos da nossa História, devia ser tudo muito mais simples...

    ResponderEliminar
  5. E o complexo torna-se simples. Um chefe meu, que tinha sido administrador de um banco, disse-me um dia (a.E. - antes do Euro): "se você dever 100 mil contos a um banco, tem um problema; se dever 100 milhões, o banco tem um problema".
    O Carlos Carvalhas disse isso, por outras palavras, na semana passada. Foi o primeiro político que eu ouvi falar sobre este tema com pragmatismo e sem subserviência.

    ResponderEliminar
  6. O amigo ORCa e Paulo.
    O truque, baixo e soez, consiste em ter os moços de recados nos sítios certos. Assim, os culpados de o senhor Hiperes, vender de preferencia coisas importadas, levando a produção nacional ao estangulamento e á falência, não é dele, é nossa. Também somos culpados de comprar carros para nos deslocar, é até um crime, os moços de recados dizem-nos nas TV's que nos portamos mal ao comprar as coisas que esses mesmos moços de recados diziam para comprarmos tempos atrás. E nós acumulamos complexos de culpa, somos culpados da crise!!! Somos culpados de adquirir casa própria e de estarmos desempregados agora. Somos culpados pelo facto de termos recebido dinheiro da CEE para abater barcos de pesca e arrancar milhões de oliveiras e vinhas, privatizar indústrias-chave que depois os compradores esvaziaram e deslocalizaram e agora não temos nem dinheiro, nem bens para trocar com as coisas que importamos e ficamos devendo
    E devemos, devemos e devemos, mas lembro-me de dizerem que não era grave, a coisa aguentava-se sem problemas, o crescimento, a OCDE, a macro economia, as derivadas em X a somar à contangente numa batedeira, vai ao forno a 180ºC e depois desenforma-se e dá um crescimento de 2.4% e uma inflação abaixo da média europeia e no pelotão da frente...
    Agora há moços que gritam pelo FMI, é o recado que lhe deram para ser gritado, e nós?...sentimo-nos culpados....
    Xi, então não somos culpados? Bem dizem os opion makers nas TV: Os Portugueses viviam muito acima das suas possibilades e agora tem que pagar, e eu olho para a minha vida, e não vejo qual foi a parte onde me portei mal e gastei o que era do vizinho...Mas vejo BPN que me gastaram e aos restantes Tugas 9.710.000.000€06, mas disso somos todos culpados não é.... :(
    No fundo, esses moços de recados o que querem a toda a força é que os seus Senhores entrem com as armas e bagagens do FMI, pois mansinhos e cheios de sentimentos de culpa, nem de chicote precisam para nos tirar a tanga e enfiar as suas medidas no pacotge...

    ResponderEliminar
  7. È, irei fazer mal possa. Pois ando mesmo danado e com vontade de matar alguém, só não sei a quem e o meu vizinho não tem culpa de andarmos todos enleados e fartinhos desta merda!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Isso de o teu vizinho não ter culpa é relativo...

    ResponderEliminar
  9. Poizé. Tens que ver se o segues quando for às compras a ver se o gajo anda a comprar melão das Astúrias ou berbigão do Vietname!
    E temos mesmo que romper este ciclo que se não nos pomos a pau faz recuar a classe média quatro décadas no tempo e os mais desfavorecidos só param na Idade Média...
    (Os ricos nunca pagam a crise e para eles a máquina do tempo tem a marcha atrás bloqueada)

    ResponderEliminar
  10. Berbigão do Vietname... quando há excelente berbigão nacional!...

    ResponderEliminar
  11. Até já tenho a boca toda molhadinha...

    ResponderEliminar