... lembrei-me de há 30 anos atrás, era eu responsável financeiro de uma empresa e aguardávamos há mais de 3 semanas pela resposta de um banco sobre um pedido de financiamento. Telefonei para o nosso gestor de conta e disse-lhe:
- Doutor, com essa demora a empresa pode entrar em dificuldades. Não percebo por que motivo demoram tanto tempo.
Resposta de sua excelência:
- O senhor não sabe falar com um banco.
Isto ficou gravado na minha memória. Desde então, sempre soube que não sabia nem sei falar com um banco... de forma subserviente.
Essa cultura da subserviência é uma reminiscência do tempo em que o padre, o professor e o médico também eram eminências pardas por inerência.
ResponderEliminarMesmo quando a malta nem sonhava em entalar-se com empréstimos para tudo e mais alguma coisa ficavam horas na fila com a chapinha na mão e ninguém piava...
Mas... estás a pôr os verbos no passado? Só retiraria da lista os professores, que perderam completamente o estatuto que tinham. E acrescentava os donos de oficinas automóveis.
ResponderEliminarTodas as oficinas meu filho, todas as oficinas.
ResponderEliminarTirando essas que compram o "ouro velho que já não usa"...
(ainda gostaria de saber para onde vai todo esse ouro. se não é mais uma das formas de esvaziar o País das suas poucas riquezas)
Numa loja:
ResponderEliminar- O senhor quer factura? Paga IVA...
Numa oficina de automóveis:
- São X euros - e apresentam uma folha Excel ou à mão a que chamam orçamento, em que o IVA lá está, calculadinho... mesmo sem haver factura.
Pois.... e a par disso tenho clientes tão batidos que nem 28 €uros tem para pagar uma reparação. Não tem MESMO. Estive numa casa, os dois desempregados, jovens, o único luxo era um tv velha que avariou, Uma coisa pequena como se pode depreender pelo preço, mas nem esses míseros 28 €uros tinham a mais, e eu milagres ainda não sei fazer, quanto mais cobrar IVA's à desgraça....
ResponderEliminarOfereceste-lhes o IVA... e a reparação?
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