abril 06, 2011

Mereciam ser tratados como na Islândia

Há em mim um dilema quando vejo os bancos em aflição ao ponto de exigirem um pedido de empréstimo intercalar por parte do Governo.

Se, por um lado, me preocupa a situação pelo que implica em matéria de má condição financeira do país, pelo outro sinto um prazer dificilmente reprimido ao ver a banca passar por algo de parecido com o que aplicam aos seus clientes mais aflitos.


12 comentários:

  1. Isto é giro: dizemos a mesma coisa de diferentes formas... e feitios.

    ResponderEliminar
  2. Isto pode ser o princípio de um estrondoso consenso.

    ResponderEliminar
  3. Se isto começar a render, temos que abrir um off-shore...

    ResponderEliminar
  4. Isso tá muito visto. É logo no in-shore mesmo, para pouparmos o caminho.

    ResponderEliminar
  5. Também tens razão. Nessa área, ninguém nos en-shota.

    ResponderEliminar
  6. São, ou 3,14-shota, fórmuula mais apetodeite para este esquema geral de sodomização ao povo que o Shark denuncia, perpetrado pelos bancos.

    A verdade é que eles lá se reuniram e fizeram as suas rezas privadas e declarações públicas e, mal um dia passado, já o Sócrates se trocava todo, no Passos do tango e em passes da tanga...

    Olha, a propósito, ocorreu-me a performance de um trio de músicos, num casamento... Não, mas isso vou lançar noutro blog nosso conhecido, mais adequado à circunstância. ;-)»

    ResponderEliminar
  7. Fizeste bem.
    Entretanto, pus hoje aqui em imagem uma ideia que se me ocorreu com a reviravolta de ontem.

    ResponderEliminar
  8. A malta julga que é exagero, mas de facto está criada uma nova ordem mundial na qual quem manda são el-Rei D. Dinheiro e sua corte multinacional de operadores do sistema.
    Os bancos já não passam de meros porta-vozes dessa realidade cada vez menos abstracta que acabará por dividir a sociedade em duas classes, a que tem tudo e a que não tem nada, esta última maioritária mas cada vez mais controlada pelos diversos poderes e por isso incapaz de fazer acontecer uma revolução.
    É medonho, um mundo dominado por gente e organizações assim.
    Mas como se vê, até nações inteiras acabam por sucumbir à sua força.
    E pronto, era isto que tinha para dizer.
    Grato pela atenção, envio cumprimentos e subscrevo-me,
    atentamente.

    ResponderEliminar
  9. Shark, só não estou de acordo contigo numa coisa: isso a que chamas Nova Ordem Mundial já existe há décadas. Quando eu estudava economia em Coimbra, há 30 anos atrás, já dizíamos num grupo de colegas que a economia é um «peido da avó». Este é o nome que chamam na minha terra a uns cogumelos cujo chapéu parece metade de um balão. Quando se pisa ou fura com um pau, é só ar lá dentro.
    Escrevi sobre isso aqui no «Persuacção». Se pesquisares por "peido" lá em cima, deves encontrar... digo eu...

    ResponderEliminar
  10. E escreves muito bem.
    Desde que se inventou o dinheiro e este passou ao estado de incontável que estes balões acontecem- Numa sociedade pequena em que todos conhecem a quantidade exacta de algo que vale como dinheiro, não há inflação. Todos os habitantes da tribo conhecem o número exacto de conchas daquela espécie exinta e rara e por ser rara vale como dinheiro.
    Não bastando ás nossas sociedads complexas ter a característica incontável do dinheiro, ainda se inventa dinheiro. Escreve-se num papel que esse papel vale X, e depois quere-se dinheiro por ele, de preferencia mais do que está lá escrito. Os que trocam o papel que diz valer X adquirem-nos acreditando que ele pode valer ainda mais....
    No fim dos ciclos há sempre a indigestão virtual que teria de ser tratada com remédios reais e não com truques e mais virtualidades.
    Se eu escrever num guardanapo" entrada de ostras, lombos de lagosta com trufas e D-Perignon" e engolir tudo, não me admirarei de ter tratar da indigestão com uma pastilha Reni, em vez de voltar a escrever o nome da pastilha noutro guardanapo enfiado pelas guelas abaixo!

    ResponderEliminar
  11. E escrever pastilha Reni num guardanapo e engolir não dá o mesmo resultado?!

    ResponderEliminar
  12. Toma lá este guardanapo, vale 10
    000.00.000.00000 €urois :D

    ResponderEliminar