abril 28, 2011

O que temos a esconder?!

"Para defender o País e a sua dignidade a negociação tem de ser discreta."
José Sócrates hoje,
a respeito das negociações em curso com
a «troika» (Comissão Europeia, BCE, FMI)

23 comentários:

  1. Sempre tive tanto medo de gente "discreta"...! Daqueles que se querem "proteger", que me aconselham a não tornar bocados da minha vida "públicos", que riem baixo ou não riem, que falam em surdina,que escondem.
    Exactamente como dizias ontem: viva a transparência, sobretudo em assuntos que, por serem de Estado, nos dizem respeito a todos. (Quanto aos outros, que cada um faça o que entender!)

    ResponderEliminar
  2. Ainda ontem à noite, estava eu na caminha a ouvir rádio antes de adormecer e ouvi uma senhora que tem um blog de assuntos de sexualidade... mas não disse o nome "porque um dia posso querer candidatar-me à presidência da república, por exemplo".
    Pensei logo num gajo que está todo queimadinho :O)

    ResponderEliminar
  3. A sexualidade é a força motriz das sociedades.
    O que nos faz mexer, a nossa noção estética, o onírico, tudo nasce dessa imensa árvore de vida

    ResponderEliminar
  4. quanto à questão do Sócrates e da transparência, eu entendo-o.
    Com uma oposição tonta e dar constantemente tiros no pé, não admira que ao falar com os cangalheiros se tenha de ter cautelas e boca curta....
    Melhor fora o bom senso da parte da canalha política para que a luta partidária passasse por ora para segundo plano....

    ResponderEliminar
  5. A sexualidade assusta tanto a malta... buuuuuuuuu!

    Charlie, o "bom senso" agora é esconder o que têm andado a fazer. Se não tivessem rabos de palha, só seria benéfico que a população soubesse o que está a ser discutido.

    ResponderEliminar
  6. E, principalmente, o que é que os técnicos da troika-truka descobriram. Sem filtros políticos. Dados puros e duros.

    ResponderEliminar
  7. os rabos de palha que venham, mas desconfio que acabe tudo a gente a ficar sem a TAP a CGD, a RTP, o Metro de lisboa, etc etc etc....

    ResponderEliminar
  8. Ficaríamos com os rabos de palha à mostra, sim... e de futuro pouca gente teria tomates para fazer mais do mesmo.

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho tomates para mostrar o rabo, o problema é que não tem palha...

    ResponderEliminar
  10. Agora fizeste-me lembrar as matanças dos porcos na minha terra :O)

    ResponderEliminar
  11. A mim preocupa-me bastante a "discrição" destas negociações em particular com estes representantes... Estarão a tentar esconder o quê, de quem? Não estarão a confundir o que seja "defender o país e a sua dignidade" com "defender a dignidade do gang e a continuidade da pilhagem"?

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que sim, mas há quem defenda que deve ser assim para não dar trunfos aos "visitantes"...

    ResponderEliminar
  13. As matanças dos porcos? A propósito do meu rabo???
    Olha lá, ó flauzina, eu sou muito asseadinho! Óbistes?
    :(

    ResponderEliminar
  14. Ainda recentemente ouvi, em recinto de público alargado e falando-se da Linha Férrea do Tua, voz sabedora referir que o seu progressivo abandalhamento foi deliberadamente e estrategicamente (?) levado a cabo contra os legítimos interesses da população, apenas por negociatas várias e todas pouco transparentes.

    De repente lembrei-me de que quilómetros daquela via têm desaparecido misteriosamente.... De repente lembrei-me de que aquele ferro tem muito interesse para os sucateiros... De repente lembrei-me de tudo quanto o Sócrates deve querer manter em segredo...

    ResponderEliminar
  15. Shark, "no meu tempo", na minha terra, quando se fazia a matança do porco, depois de matarem o bicho (os guinchos, gritos do porco ainda hoje me arrepiam) faziam outra coisa que já na altura, criança, me fazia muita confusão: torciam uma mão cheia de palha e enfiavam no cu do porco, rodando como chave de parafusos. E repetiam aquela operação até a palha sair limpa. Só mesmo tu para me fazeres descrever esta nódoa nas memórias da minha infância.

    ResponderEliminar
  16. Exactamente! Agora já percebes no que eu penso quando me falam em rabos de palha: fónix!

    ResponderEliminar
  17. Piadas à parte, não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe, ou o seu inverso, o que é exactamente o mesmo. Do mesmo modo, nada fica eternamente em segredo. O que eu queria dizer, e não me levem a mal o caros co-bloguistas, é que tudo o que se faça neste momento nas "negociações", longe de ser preocupação sincera dos actores na cena política, é antes de mais combustível para a luta pela posse da ribalta política, a luta politico-partidária. É nesse enquadramento que eu leio as declarações do Socrates e não como matéria a esconder da população. Até porque, e remetendo-me para o que disse ao início, nada se pode esconder eternamente, tal como uma gravidez, a verdade vem sempre ao cimo. E neste particular, todos os que agora batem no palhacinho de serviço também tem os seus rabos de palha e por isso mesmo nada isentos de culpa da situação que agora nos estão a obrigar a passar.

    ResponderEliminar
  18. E por isso mesmo me irrita tremendamente a "indignação" de certos protagonistas, assim como a sua "preocupação" com os nossos destinos, quando o que se vê é por um lado uns agarrados de unhas e dentes ao osso, enquanto os outros o tentam por todos os meios tira-lo pelo outro lado, usando todos os meios ao dispôr. A causa pública, longe de ser um objectivo, é apenas um meio para chegar ao Poder numa total inversão dos papéis: o poder democrático emana do povo para seu benefício, e não é (não deveria ser) a escada para o assalto a esse poder, numa subversão do seu sigficado inicial.

    ResponderEliminar
  19. Eles é que deviam levar com os "rabos de palha" :O)

    ResponderEliminar
  20. ...Pois....ralhos de pabo...:S(

    ResponderEliminar
  21. ..ou melhor, ralhos de paba, ou coiza açim....hehheeh

    ResponderEliminar