abril 27, 2011

A posta que o passado já nos ensinou e o presente examina

Assistimos, e a coisa arrasta-se há semanas, às imagens de gente abatida a tiro por polícias, exércitos ou mesmo mercenários contratados por poderes contestados pelas respectivas populações.

É hediondo sob qualquer perspectiva e até o mais convertido a qualquer causa deveria enojar-se de qualquer participação directa ou indirecta em tal infâmia.

Quando um líder ordena o uso de força excessiva contra os seus cidadãos comete uma traição à sua Pátria, para além de incorrer precisamente naquilo que qualquer sistema democrático pretende impedir, o abuso de poder que só é possível quando um povo confia aos seus governantes o livre arbítrio na escolha de como proceder quando, por exemplo, um número significativo de pessoas se revolta e sai à rua para manifestar as suas razões.

Esse poder excessivo só se faz sentir quando não existe ou simplesmente soçobra a democracia a sério num país e de repente, como se tem visto ao longo da História da Humanidade e se vê agora em directo pelos canais de televisão ou na internet, as populações vêem virar-se contra si os meios adquiridos sob o pretexto de manter a ordem e preservar a soberania. Se para invocar este último os tiranos necessitam de uma ameaça externa, um inimigo forjado ou mesmo real, para o primeiro existe a necessidade de regras elementares de contenção e de poderes efectivos para contrariar eventuais excessos na respectiva interpretação.

Ou seja, os povos que agora morrem pela mudança foram os mesmos que se deixaram embalar no canto de sereias maquiavélicas e ignoraram a emergência da democracia como único entrave a este tipo de situações.

E é precisamente a democracia que muitos no nosso lado burguês da questão, este hemisfério norte à beira de uma convulsão por contágio facilitado pelos efeitos de uma crise financeira sem final previsto, contestam agora enquanto culpada de todos os males de que a incompetência de muitos, a ganância de uns quantos e o oportunismo de alguns saem incólumes por via do branqueamento mediático das suas (más) acções.

O passo seguinte deste meu raciocínio é simples.

A manter-se este ritmo crescente de abandono dos mecanismos da democracia ao nosso dispor, abstenção crescente e similares, descrédito permanente das classes políticas e dos próprios órgãos do poder e outras cavadelas na sepultura onde onde um dia a nossa liberdade irá jazer, o caminho ficará escancarado para os espertos, os carismáticos, os populistas, os extremistas que angariam apoio popular pelo timbre mais grosso na postura e no discurso, potenciais ditadores daqueles que o passado provou exímios na manipulação da própria democracia enquanto trampolim.

Aconteceu no passado, no nosso passado, e no de muitas outras gentes incapazes de discernirem a tempo dos custos elevados, dos riscos exagerados que corremos quando desertamos ou enfraquecemos a difícil construção de um regime decente com um sistema funcional.

Os povos que agora morrem pela mudança foram os mesmos que não levaram a sério a hipótese de um futuro com as contas trocadas, os mesmos que sempre partiram do princípio de que o bom senso ou, no mínimo, um pouco de decência por parte dos seus líderes e respectivos séquitos de acólitos bastaria para manter as coisas tranquilas e se evitar sempre o pior.

Portugal ainda é um membro de pleno direito da União Europeia, mas encontra-se refém de uma decisão a tomar por outra nação, a Finlândia, que pode, há quem o afirme, empurrar-nos para a bancarrota e para todas as consequências a nível social que isso implica. Para cenários caóticos como os vividos pelos gregos mas com a situação económica sob a alçada desta Europa egoísta e ingrata que nos pode deixar cair, coisa impensável não muito tempo atrás e aparentemente impossível de se verificar perante idêntico problema em Estados-Membro com mais relevância económica ou apenas com mercados maiores e mais apetecíveis do que o português.

Perante a simples, e espero que remota, possibilidade de nos entregarem à nossa sorte no vórtice do furacão tudo passa a ser possível no contexto de degradação da imagem dos diversos poderes em quem deveríamos confiar para combatermos o que de mau aí venha. Tudo passa a ser possível, aumentando de forma exponencial o risco de coisa séria na inversa proporção da perda efectiva de credibilidade e, por inerência, de autoridade dos escolhidos para nos conduzirem por tal breu.

Isto não é ficção, as lições da História, da nossa História, estão aí para o provar.

E olhando o exemplo dos outros, os que vivem (e morrem) agora no caos de autênticas guerras civis que a falta de uma democracia sólida declarou e analisando bem as escolhas dos países mais poderosos quanto aos palcos da sua intervenção, não vejo no horizonte, em caso de bronca da grossa, alguém interessado em nos deitar a mão.

14 comentários:

  1. Pornografia, Shark. Da nojenta!

    (quanto ao que se passa com Portugal, eu só acho que não ficaríamos mal entregues a nós próprios...)

    ResponderEliminar
  2. (E eu concordo que não ficaríamos, mas apenas se tivéssemos alternativas de poder fiáveis e tanto quanto possível consensuais. Caso contrário, isto transforma-se na Albânia...)

    ResponderEliminar
  3. O rating da Albânia é o melhor de todos; ninguém lhes liga....

    ResponderEliminar
  4. Eu gostava tanto que ninguém nos ligasse, por estes dias...

    ResponderEliminar
  5. Eu gostava muito que a Angelina Jolie me ligasse...

    ResponderEliminar
  6. Estás a precisar de sexo com porrada, Shark?

    ResponderEliminar
  7. Não, estou a precisar de sexo com a Angelina Jolie.

    ResponderEliminar
  8. E se vocês soubessem que eu tenho um autógrafo da Angelina Jolie ainda ela não era a superstar dos nossos tempos...
    Que máximo nãoé?
    Sharquinho?
    Não!
    Não troco por nenhum cromo, não.

    ResponderEliminar
  9. O Shark queria era uma autografoda.

    ResponderEliminar
  10. Azar o dele.....
    não posso ajudá-lo em nada, infelizmente.... ;)

    ResponderEliminar
  11. Podias meter uma cunha ao Nelo...

    ResponderEliminar
  12. O que a mim não deixa de surpreender e receio bem vir a morrer assim - que burro velho não toma andadura, lá se diz - é essa coisa intrigante de parecer que nunca aprendemos nada... Mesmo caído num chão de lodo, há-de haver sempre uma mãozinha afoita que o recupere, erga e faça cair outra vez sobre os costados do povo encarneirado, contemplativo e condescendente. Assim, sempre, até à consumação dos tempos.

    Acho que, mal por bem, sou gajo para preferir, também, o sexo com uma Angelina. Apesar das previsíveis dificuldades, sempre é cisa mais ao nosso alcance do que o entendimento acerca de tanta burrice humana...

    ResponderEliminar
  13. Tu não és nada garganeiro, não...

    ResponderEliminar