abril 07, 2011

A propósito disto dos bancos e assim...

... lembrei-me de há 30 anos atrás, era eu responsável financeiro de uma empresa e aguardávamos há mais de 3 semanas pela resposta de um banco sobre um pedido de financiamento. Telefonei para o nosso gestor de conta e disse-lhe:
- Doutor, com essa demora a empresa pode entrar em dificuldades. Não percebo por que motivo demoram tanto tempo.
Resposta de sua excelência:
- O senhor não sabe falar com um banco.
Isto ficou gravado na minha memória. Desde então, sempre soube que não sabia nem sei falar com um banco... de forma subserviente.

6 comentários:

  1. Essa cultura da subserviência é uma reminiscência do tempo em que o padre, o professor e o médico também eram eminências pardas por inerência.
    Mesmo quando a malta nem sonhava em entalar-se com empréstimos para tudo e mais alguma coisa ficavam horas na fila com a chapinha na mão e ninguém piava...

    ResponderEliminar
  2. Mas... estás a pôr os verbos no passado? Só retiraria da lista os professores, que perderam completamente o estatuto que tinham. E acrescentava os donos de oficinas automóveis.

    ResponderEliminar
  3. Todas as oficinas meu filho, todas as oficinas.
    Tirando essas que compram o "ouro velho que já não usa"...
    (ainda gostaria de saber para onde vai todo esse ouro. se não é mais uma das formas de esvaziar o País das suas poucas riquezas)

    ResponderEliminar
  4. Numa loja:
    - O senhor quer factura? Paga IVA...
    Numa oficina de automóveis:
    - São X euros - e apresentam uma folha Excel ou à mão a que chamam orçamento, em que o IVA lá está, calculadinho... mesmo sem haver factura.

    ResponderEliminar
  5. Pois.... e a par disso tenho clientes tão batidos que nem 28 €uros tem para pagar uma reparação. Não tem MESMO. Estive numa casa, os dois desempregados, jovens, o único luxo era um tv velha que avariou, Uma coisa pequena como se pode depreender pelo preço, mas nem esses míseros 28 €uros tinham a mais, e eu milagres ainda não sei fazer, quanto mais cobrar IVA's à desgraça....

    ResponderEliminar
  6. Ofereceste-lhes o IVA... e a reparação?

    ResponderEliminar